Alemanha parte 3: alguns detalhes culturais

24 set

Continuando a nossa saga Alemanha, hoje vou dar algumas dicas úteis para quem quer passar um tempinho nesse país gelado de clima e quente de coração.

Mas, o que é preciso saber?

  • Primeiro eu acredito que é muito importante saber que Chucrute não é uma palavra em alemão. Sim, eles comem o repolho curtido, mas lá esse prato recebe o nome de Sauerkraut, ou repolho azedo, em tradução livre. A palavra Chucrute vem do francês, e deu o nome tão nosso conhecido.
  • Também é muito importante saber que os alemães são extremamente educados e esperam isso dos turistas. Lá você deve ser simpático com quem está conversando, mesmo que seja apenas para pedir informação. Agora, quando alguém está te atendendo, como garçons e vendedores, daí você deve ser simpático em dobro. Para os alemães essas pessoas não estão te servindo (como muitos pensam aqui), mas sim prestando um favor, garantindo que o seu dia seja mais fácil, e por isso merecem todo respeito e educação.garçon
  • Já que entramos no assunto garçom, vamos falar de gorjeta. Sim, eles dão gorjeta, e a maioria dá muuuita gorjeta. Claro que não é algo obrigatório, mas todos esperam receber ao menos alguns centavos. Eu costumava calcular 10% da conta. Parece muito, mas lá as contas de restaurantes ficam baratinhas no final e a maior gorjeta que eu dei chegou a 1 euro.
  • Voltando ao assunto educação, é muito importante lembrar que eles respeitam muito o próximo, então cantadas e olhares de desejo ao sexo alheio não são aceitos. Eles já entenderam que cantada não é elogio e sim falta de respeito.cantada
  • Lá as regras são cumpridas a risca, inclusive na internet. O youtube mesmo tem muitos vídeos que são bloqueados pela lei alemã. Baixar musica ou filme de forma ilegal não passa sem punição, então nunca baixe nada enquanto estiver utilizando a internet de outra pessoa, hein.
  • Um ponto muito importante é saber que aqui no Brasil nós temos o costume de fazer piada de tudo, e apesar de os alemães adorarem uma piada, existem alguns assuntos que são tratados com muita seriedade. O principal deles é a referencia ao nazismo e ao holocausto. Nós temos costume de brincar mas lá isso é levado muito a sério, e mesmo piadas sobre isso são consideradas crime.

Eu acredito que esses sejam alguns poucos pontos importantes que todo turista deve saber antes de ir para a Alemanha. São pequenos detalhes culturais que fazem toda a diferença.

E apesar do estigma que os alemães carregam devido ao seu passado, na verdade eles são um povo muito acolhedor e simpático, sempre dispostos a ajudar.

Você sabe algo sobre o alemão que eu não coloquei no texto? Complemente esse post deixando a sua experiência nos comentários.

Xoxo

Anúncios

2 Respostas to “Alemanha parte 3: alguns detalhes culturais”

  1. She Outside 24 de setembro de 2015 às 1:09 pm #

    Muito bom Ana, é isso mesmo! Adorei o texto! bjocas!

  2. Lu Bonfim 26 de setembro de 2015 às 1:58 pm #

    Tô adorando ler as considerações sobre a Alemanha, Ana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Belas Borboletas

Sejam todos bem-vindos :)

Tudo Fashion

© Brazilian Fashion Blogger/ Makeup artist ™✔

Tudo (F)Útil

"Que a beleza do que você ama seja o que você faz." E pensando nisso criamos um blog sobre todas essas coisas que amamos e fazem da nossa vida mais bela.

campo de morangos

Moda e informação para mulheres com cultura!

oticamodelo

Um novo conceito em proteção e beleza para os olhos

%d blogueiros gostam disto: